da Agência iNFRA
O Aeroporto Internacional de Brasília inaugurou nesta quarta-feira (13) um espaço multissensorial voltado ao acolhimento de passageiros neurodivergentes, especialmente pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo a Inframerica, administradora do terminal, a iniciativa impulsiona a inclusão, acessibilidade e o bem-estar dos viajantes.
O novo ambiente, localizado na sala de embarque doméstica entre os portões 21 e 22, foi projetado para reduzir estímulos sensoriais e oferecer um local de descanso antes do embarque ou durante conexões. O espaço conta com iluminação suave, elementos táteis, recursos interativos e uma área que simula o interior de uma aeronave, com poltronas e janela cenográfica.
A inauguração contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que ressaltou o caráter humano da iniciativa. “Essas salas multissensoriais representam mais do que uma política pública permanente; são um gesto humano e pedagógico, que toca a alma e o coração. Nosso sonho é que, em dois ou três anos, todos os principais aeroportos do Brasil contem com esses espaços, garantindo apoio e atenção especial a crianças e pessoas autistas, bem como às suas mães e pais”, afirmou.
“O objetivo desse espaço é assegurar que todos os passageiros possam vivenciar sua jornada com dignidade, tranquilidade e autonomia”, acrescenta Rogério Coimbra, diretor Comercial e de Assuntos Corporativos da Inframerica.
O espaço já está em funcionamento e pode ser acessado gratuitamente por passageiros de todas as idades.





