26/11/2025 | 18h19  •  Atualização: 26/11/2025 | 18h21

ANTAQ apresenta projeto Outorga Verde e inicia sandbox regulatório 

Foto: ANTAQ

da Agência iNFRA

A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apresentou nesta quarta-feira (26) o projeto Outorga Verde a representantes de autoridades portuárias, em encontro que marcou o início das ações do ambiente regulatório experimental da agência, o chamado “sandbox regulatório”. As inscrições para participar do projeto estão abertas até 9 de dezembro.

Com duração prevista de quatro anos, o projeto busca selecionar empresas para ocupar e explorar áreas ociosas em portos organizados com propostas inovadoras ligadas à transição energética com uso de tecnologias emergentes e novos métodos operacionais. 

As áreas de interesse incluem geração de energia renovável, infraestrutura para combustíveis alternativos, eletrificação de operações portuárias, abastecimento de navios com combustíveis limpos (bunkering), tecnologias para descarbonização, análises well-to-wake, sistemas de OPS (Onshore Power Supply) e soluções de adaptação climática. Os investimentos devem ser integralmente realizados pelas empresas outorgadas.

O edital está disponível neste link, e o resultado final deve ser divulgado em fevereiro de 2026.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!