da Agência iNFRA
A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) firmou, nesta terça-feira (22), um protocolo de intenções com o Instituto Praticagem do Brasil para utilizar simuladores de alta tecnologia na análise de autorizações de novas instalações portuárias. A parceria foi assinada em Brasília e pretende ampliar o embasamento técnico da autarquia nas decisões regulatórias, alinhando-se às diretrizes da PIANC (Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário), que recomenda a simulação prévia de todos os projetos com a participação dos práticos locais.
A Praticagem do Brasil opera dois simuladores de passadiço de navio. Segundo o Instituto, os equipamentos são capazes de reproduzir com precisão cenários de navegação e manobras portuárias. A tecnologia será usada para avaliar a segurança e eficiência de novos terminais e operações. A ANTAQ, responsável por autorizar novos TUPs (Terminais de Uso Privado), vê na cooperação uma forma de qualificar os estudos técnicos que precedem a concessão de outorgas.
O presidente da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, ressaltou que a atuação dos práticos vai além das manobras e agora também contribuirá com análises técnicas para novos projetos. Já o diretor-geral substituto da ANTAQ, Caio Farias, afirmou que a integração de dados públicos da agência aos estudos da praticagem fortalecerá a viabilidade técnica e locacional de futuras autorizações portuárias.





