da Agência iNFRA
A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) aprovou o início, ainda neste mês, do segundo ciclo do Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) do setor aquaviário. Nesta etapa, serão coletados dados primários diretamente com portos, instalações portuárias e EBNs (Empresas Brasileiras de Navegação), com escopo ampliado para abranger operações e inventários completos de terminais.
O novo levantamento vai incluir também informações portuárias, de 2021 a 2024, no painel interativo do inventário, ferramenta que permite consultas dinâmicas e exportação de dados em múltiplos formatos.
O ciclo prevê ainda a entrega de um relatório técnico consolidado com mapeamento completo das fontes emissoras, segmentadas entre diretas e indiretas, e com margens de erro calculadas. Serão contemplados indicadores setoriais com base em normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e no GHG Protocol, além de dados sobre o uso de fontes renováveis e rankings regionais de eficiência carbônica por tipo de carga.








