da Agência iNFRA
A BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia) e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) assinaram um acordo que permite o compartilhamento de inteligência de mercado gerada pela linha de serviços BBCE Data & Analytics.
Com a parceria, a CCEE poderá utilizar indicadores de preços e negócios formados a partir de operações reais realizadas na BBCE para fortalecer estudos e análises na área de Segurança de Mercado, segmento que monitora riscos e a estabilidade do mercado livre de energia no Brasil.
De acordo com a BBCE, o eixo central do acordo é o acesso, pela CCEE, à Curva Forward BBCE, incluindo a Curva Forward proprietária da plataforma. O indicador de preços futuros é construído com base no histórico de mais de 200 mil TWh de energia negociados e R$ 400 bilhões movimentados desde o início das operações da companhia.
A ferramenta é amplamente utilizada como referência para cotações de energia de longo prazo no país, adotada por bancos, consultorias, instituições públicas, como a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), e pelas mais de 200 empresas que atuam na plataforma.
A Curva Forward da BBCE cobre todas as fontes de energia e regiões brasileiras, projetando preços desde o mês vigente até 21 anos à frente, com recortes que consideram sazonalidades do setor, incluindo oscilações ligadas a safras agrícolas, um fator que impacta a formação de preços em fontes como biomassa. A empresa classifica a solução como um diferencial competitivo do Brasil na consolidação de benchmarks do mercado livre, por refletir contratos e operações efetivamente negociados.
Para a CCEE, o acordo viabiliza uma leitura mais robusta do ambiente de contratação livre, mantendo, no entanto, os parâmetros regulatórios já aplicados no Monitoramento Prudencial, como os indicadores usados para calcular o Fator de Alavancagem dos agentes, métrica que acompanha o nível de exposição financeira das empresas participantes.








