da Agência iNFRA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) selecionaram 56 planos de negócios voltados à transformação de minerais estratégicos cujo objetivo é promover a transição energética e a descarbonização da economia. Os projetos somam R$ 45,8 bilhões e priorizam minerais como terras raras, lítio, grafite, cobre e silício, insumos essenciais para tecnologias limpas como baterias, motores elétricos e painéis solares. Agora, os selecionados avançam para a fase de construção do PSC (Plano de Suporte Conjunto).
A chamada pública recebeu 124 propostas, totalizando uma demanda de R$ 85,2 bilhões. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o Brasil tem potencial para liderar a produção desses insumos com sustentabilidade e baixa emissão. “O apoio a esses investimentos, por orientação do presidente Lula, contribui para a autonomia tecnológica e para a sustentabilidade ambiental do Brasil, posicionando o país como protagonista da economia de baixo carbono”, afirmou.
Conforme o edital, foram selecionadas empresas que atuam com minerais com foco em pesquisa, inovação e produção de tecnologias ou produtos para a indústria de baixo carbono. A lista completa está disponível neste link.