11/11/2025 | 17h47  •  Atualização: 11/11/2025 | 17h49

BNDES e Petrobras lançam edital para adquirir créditos de carbono

Foto: BNDES

da Agência iNFRA 

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Petrobras lançaram nesta terça-feira (11) o primeiro edital do programa ProFloresta+, que prevê a contratação de 5 milhões de créditos de carbono de alta integridade, originados a partir da restauração ecológica de pelo menos três mil hectares em áreas do bioma amazônico. O investimento total estimado ultrapassa R$ 450 milhões.

Serão firmados cinco contratos de 1 milhão de créditos cada, com duração de 25 anos, contemplando projetos em áreas privadas ou públicas sob concessão florestal. O BNDES estruturou o programa em parceria com a Petrobras, oferecendo linhas de financiamento especiais, como o Fundo Clima, com prazos de até 25 anos e juros de 1% ao ano. 

A diretora de Sustentabilidade e Transição Energética da Petrobras, Angélica Laureano, destacou que esta é a primeira aquisição de créditos de carbono de restauração ecológica da companhia e que o processo servirá como “referência de preço e requisitos técnicos para a geração de créditos de carbono de alta qualidade”. 

As propostas poderão ser apresentadas em até 30 dias, e vencerão as empresas que oferecerem créditos com o menor preço, desde que os projetos atendam aos critérios de integridade e usem espécies nativas na restauração de áreas degradadas.

A Petrobras garantirá a compra por meio de contratos de longo prazo (offtake). Cada proponente poderá disputar até três contratos, totalizando 3 milhões de créditos, individualmente ou em consórcios de até quatro empresas.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!