18/12/2025 | 18h28  •  Atualização: 18/12/2025 | 19h11

BNDES libera R$ 450 mi para maior planta de biometano do Brasil

Foto: Orizon

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de cerca de R$ 450 milhões para a construção de uma planta de biometano em Paulínia (SP), projeto da BVP (Biometano Verde Paulínia S.A.)), parceria entre a Edge, do grupo Cosan, e a Orizon VR. Do total, aproximadamente 80% dos recursos virão do Fundo Clima e 20% da linha Finem, voltados à implantação da unidade no Ecoparque Orizon VR.

A planta, operada pela Onebio, será a maior do país na produção de biometano, com capacidade de gerar até 225 mil metros cúbicos por dia a partir do biogás proveniente de resíduos urbanos do aterro sanitário local. O empreendimento deve contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa, ao substituir combustíveis fósseis por gás de origem renovável, além de impulsionar a economia circular.

Durante a fase de implantação, o projeto deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. A iniciativa integra a estratégia de financiamento a projetos de transição energética e baixo carbono, ampliando a oferta de biometano para uso industrial e em frotas pesadas, como caminhões e ônibus.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!