24/11/2025 | 18h42  •  Atualização: 24/11/2025 | 18h50

BNDESPar investe R$ 85,8 milhões para fortalecer economia verde

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

da Agência iNFRA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por meio de sua subsidiária BNDESPar, aprovou um investimento direto de R$ 85,8 milhões na Bioo Investimentos e Participações. A operação marca a retomada da atuação do banco em renda variável com foco em inovação e economia verde. Com a subscrição de ações, o BNDES passa a deter 19,9% do capital social da empresa.

O aporte do BNDES se soma ao investimento da Flying Rivers Capital e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de duas novas CTIR (Centrais de Tratamento Integrado de Resíduos), em regiões com alta oferta de resíduos e crescente demanda por energia renovável.

A Bioo atua como uma plataforma de biossoluções baseada em economia circular, recebendo e tratando resíduos orgânicos da agroindústria. A partir de processos tecnológicos, esses resíduos são convertidos em biometano, CO₂ biogênico e biofertilizantes. A sua primeira planta, em Triunfo (RS), entrou em operação no segundo semestre de 2025 e fornece biometano à Sulgás por meio de contrato de longo prazo.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o investimento reforça a estratégia de transição ambiental. “Cada planta de biometano da empresa poderá reduzir emissões de CO2 em volume equivalente ao gerado pelo consumo energético anual de até 20 mil residências”, explicou.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!