da Agência iNFRA
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou na quarta-feira (4), em Washington (EUA), de reunião bilateral com integrantes do governo americano sobre oportunidades de expansão dos projetos de terras raras no território goiano, informou a assessoria do governador. O encontro contou com a participação do vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau.
De acordo com a assessoria de Caiado, o governador e a autoridade americana avançaram na discussão de parcerias estratégicas que o governo dos EUA propõe no segmento de minerais críticos. Goiás é apontado como uma das principais localidades do Hemisfério Sul com ocorrência de terras raras.
O estado conta com a única mina privada em operação comercial no Brasil, Serra Verde, na cidade de Minaçu. O projeto recebeu aportes financeiros dos Estados Unidos e é usado por Caiado, pré-candidato à Presidência da República, para buscar visibilidade em âmbito nacional.
O governo goiano destacou que outro projeto que está em fase de implantação nos municípios de Nova Roma e Aparecida de Goiânia, orçado em R$ 2,8 bilhões. O governador mencionou ainda outras “alianças estratégicas”, como a parceria firmada com autoridades japonesas.
Na mesma quarta-feira (4), representantes do governo brasileiro participaram da “Reunião Ministerial sobre Minerais Críticos de 2026” com auxiliares do presidente Donald Trump também em Washington.





