Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, criticou nesta terça-feira (24) a falta de uma política nacional de mineração para o desenvolvimento do setor no país. A declaração foi dada na abertura do 9º Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração, realizado em Goiânia (GO).
“Não existe uma política nacional, hoje, de apoio à mineração na área de transformação e na geração de riqueza por parte da mineração no nosso país”, disse o governador, seguido de aplausos dos executivos do setor. Por outro lado, ele reconheceu que “limitações orçamentárias” na gestão estadual dificultaram a oferta de incentivos por parte do governo local.
Para Caiado, o beneficiamento de minerais precisa da “mão do estado” para se desenvolver. “É com isso que eu tenho lutado muito no governo. Tenho viajado bastante, ultimamente, e isso realmente tem me mostrado o quanto, na área de tecnologia e desenvolvimento da transformação da matéria-prima, nós estamos atrasados. É isso que faz com que o Brasil também perca a sua condição de ser um país protagonista na área de energia renovável”, destacou.
No evento, o governador de Goiás defendeu o papel estratégico da mineração para a transição energética, em especial na produção de bens usados na fabricação de componentes elétricos usados no setor. Para ele, não faz sentido que “todo mundo hoje enalteça o carro elétrico e demonize a mineração”, pelos possíveis impactos ambientais causados pela atividade.
“Sei hoje que nosso estado de Goiás e [o] de Minas Gerais têm um potencial ímpar em terras raras, que sabemos que esse aí é o grande avanço que nós temos. Mas só que a matéria-prima, pelo que me contaram, vai para os Estados Unidos, na Virgínia. Eles separam os minerais e, de lá, vai para a Alemanha ou outros países da Ásia, onde constroem a liga utilizada para gerar energia, fazer com que a propulsão do carro elétrico possa funcionar”, disse o governador.
O evento, organizado pela ABPM (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração) e pela revista Brasil Mineral, ocorre até a próxima quinta-feira (26).