da Agência iNFRA
O governo federal autorizou, na última sexta-feira (6), o início das obras do trecho de 47 quilômetros da nova ferrovia no Mato Grosso do Sul que vai impulsionar o escoamento da produção de celulose da futura fábrica da Arauco, em Inocência, até a Malha Norte, com conexão ao Porto de Santos (SP). Com investimento previsto de R$ 2,8 bilhões, a conclusão das obras está estimada para o segundo semestre de 2027.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a concessão por meio do modelo de autorização ferroviária, sob regulação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Segundo o ministério, este é o primeiro projeto autorizado nesse formato a avançar para a fase de execução.
O ramal seguirá o modelo shortline, de curta extensão, voltado à ligação direta entre unidades industriais e a malha ferroviária principal. A capacidade projetada é de até 3,5 milhões de toneladas por ano, com trens de até 100 vagões, destinados principalmente aos mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Durante a implantação, a expectativa é de geração de cerca de mil empregos diretos.
Mato Grosso do Sul respondeu por 35% do valor exportado pelo setor no Brasil em 2025. Foram quase 7 milhões de toneladas embarcadas para 40 países, com receita de US$ 3,11 bilhões, alta de 17% em relação ao ano anterior, segundo a Fiems (Federação das Indústrias do estado).






