da Agência iNFRA
O Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 4 – Restrição a partir de 1º de outubro, informou a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e a SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo). A última vez que o sistema esteve nesta faixa foi em janeiro de 2022.
A decisão decorre da queda do nível dos reservatórios, que registraram volumes inferiores a 30% ainda em setembro, combinada com chuvas abaixo da média nos últimos meses. Atualmente, o Cantareira opera com 29,42% de seu volume útil. Com a mudança para a faixa de restrição, a Sabesp poderá captar até 23 m³/s do sistema, abaixo dos 27 m³/s autorizados em setembro, quando estava na Faixa 3.
Para mitigar os efeitos da redução, a Sabesp poderá utilizar a vazão transposta do reservatório de Jaguari, na bacia do rio Paraíba do Sul, para o reservatório de Atibainha, respeitando o limite total de 33 m³/s autorizado.
As agências reforçam a necessidade de adoção de medidas adicionais pela Sabesp e pelos demais usuários para preservar o volume de água nos reservatórios do Cantareira, conforme comunicado encaminhado à Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).








