da Agência iNFRA
Cinco comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, aprovaram o PBAQ (Plano Básico Ambiental Quilombola) para implantação da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), produzido pela Infra S.A. A aprovação se deu depois de uma série de reuniões realizadas no último mês de junho, que incluiu 880 famílias na construção do plano.
O documento aprovado trata de medidas de prevenção, mitigação e compensação dos impactos socioambientais nos territórios tradicionais. Para o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, a aprovação do PBAQ reforça o compromisso da empresa com uma infraestrutura socialmente responsável. “A aprovação [do PBAQ] é um marco para o avanço do licenciamento ambiental da Fiol”, afirmou Bastos.
Agora, o próximo passo é a execução do plano aprovado. A construção do PBAQ é obrigatória no âmbito do licenciamento de obras que podem interferir nos territórios quilombolas. É por meio deste planejamento que são definidas as ações para minimizar impactos e promover a compensação ambiental e social na região afetada.








