18/06/2025 | 21h24  •  Atualização: 20/06/2025 | 20h28

Consumo nacional de energia elétrica registrou crescimento de 2,1% no primeiro trimestre

da Agência iNFRA

Liderado pela expansão do consumo residencial, o consumo de energia elétrica no Brasil registrou crescimento de 2,1%, no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam da 21ª edição do Boletim Trimestral do Consumo de Eletricidade, que a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) publicou nesta quarta-feira (18).

A classe residencial teve aumento de 3,4% no consumo, impulsionada por fatores como temperaturas acima da média e melhora nos indicadores de emprego e renda. O consumo industrial segue em expansão e registrou crescimento de 2,6% no trimestre, na comparação interanual. Já o consumo comercial permaneceu praticamente estável, com variação de 0,1% no período.

Segundo a EPE, a redução da taxa de desemprego para 7,0% e o crescimento do PIB (+2,9%) foram outros fatores que influenciaram os resultados do primeiro trimestre deste ano. Outro destaque no boletim é a ampliação do acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) a todos os consumidores do grupo A, que cresceu 10% no trimestre na comparação interanual e já representa 43% do consumo nacional. O Ambiente de Contratação Regulado (ACR), por sua vez, teve queda de 3,2%.

Com informações da EPE

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!