30/01/2026 | 10h03

Deputado Joaquim Passarinho deve presidir a Comissão de Minas e Energia

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA

Após acordo fechado entre líderes partidários em reunião na última quarta-feira (28), a CME (Comissão de Minas e Energia da Câmara) será comandada pelo PL (Partido Liberal) em 2026. Segundo fontes relataram à Agência iNFRA, a presidência deve ficar com o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA).

Pelo acordo, o PSD – partido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e que comanda atualmente a CME – trocará a presidência do colegiado com o PL, que faz oposição ao governo. No ano passado, o PL presidiu a Comissão de Agricultura, que agora será comandada pelo PSD. Com exceção das duas, as demais comissões permanentes da Câmara devem continuar sob direção dos partidos atuais.

Interlocutores afirmaram que o entendimento de que a CME ficaria com o PL em 2026 estava fechado desde o ano passado. O partido – que tinha a preferência na escolha em 2025 – queria o colegiado e pretendia colocar Passarinho na presidência, mas acabou abrindo mão em favor do PSD, numa costura feita com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). 

Na ocasião, o partido do ministro emplacou Diego Andrade (PSD-MG) no comando da comissão. No entanto, teria ficado acertado entre as lideranças que as siglas trocariam neste ano a CME, com Passarinho na presidência do colegiado. 

A expectativa é que as comissões comecem a ser instaladas já na primeira semana de retorno do Legislativo, que volta às atividades na segunda-feira (2).

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!