da Agência iNFRA
Autoridades do governo, dirigentes de órgãos públicos e associações, CEOs de empresas, parlamentares e especialistas reúnem-se, nesta quinta-feira (25), na Casa ParlaMento, para debater “O papel das hidrelétricas na transição energética”.
O encontro, promovido pela Agência iNFRA, propõe importantes discussões relacionadas às hidrelétricas, como a capacidade desta matriz para fornecer flexibilidade e confiabilidade em um contexto de crescente variabilidade da geração e do consumo.
Outros pontos em debate são os caminhos de retomada do planejamento e desenvolvimento de projetos hidrelétricos, inclusive com modernização de usinas existentes; e a questão do curtailment, para avaliação dos impactos dos cortes de geração, seus efeitos sobre o MRE (Mecanismo de Realocação de Energia) e a sustentabilidade financeira do parque hidráulico, tratando também das propostas estruturais e operacionais a fim de mitigar o problema.
As novas tecnologias para a segurança energética, como as usinas reversíveis e as baterias eletroquímicas; a necessidade de rever os subsídios e os impactos sobre a competitividade das hidrelétricas; bem como a discussão acerca de aprimoramentos na formação de preços e na governança dos modelos computacionais, todos esses tópicos são chamados ao debate.
Saiba quem são os participantes e conheça a programação completa neste link. Haverá transmissão online do encontro no canal da Agência iNFRA no YouTube.
O evento “O papel das hidrelétricas na transição energética” tem patrocínio do Governo do Brasil, Itaipu Binacional, Eletrobras e Copel, e conta com apoio da Abrage (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica).








