Lais Carregosa, da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou ofício nesta terça-feira (3) pedindo apoio de órgãos do governo federal para garantir o repasse rápido aos consumidores da redução de preço da gasolina em 5,6%, anunciada pela Petrobras na segunda-feira (2).
O documento é endereçado à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Inmetro, Secretaria Nacional do Consumidor e Receita Federal. Outro ofício complementar foi enviado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), segundo fontes disseram à Agência iNFRA.
No texto, Silveira afirma que há um “fenômeno de transmissão assimétrica de preços” no mercado. “Ou seja, uma redução de preço em uma etapa da cadeia de suprimento pode não ser transmitido de forma igual nos elos seguintes da cadeia do abastecimento, [por isso] entende-se que ações de acompanhamento dos agentes e de monitoramento dos preços podem contribuir para que a sociedade perceba, de fato, esse reajuste, tanto em magnitude quanto em velocidade”, afirma.