da Agência iNFRA
A Gerdau retomou nesta segunda-feira (2) atividades em unidade de produção de aço no Ceará, na cidade de Maracanaú, após investimento de R$ 200 milhões. A iniciativa faz parte do plano de modernização da aciaria da planta, que passou por aprimoramento das práticas ambientais, melhoria da eficiência operacional e modernização dos equipamentos em si.
De acordo com divulgação da companhia, o investimento realizado permite que a produção de barras de aço (tarugos) com 12 metros de comprimento. Foram gerados cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos durante a execução do projeto, destacou a empresa.
A solenidade, que marcou a nova fase de produção, contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
O chairman do grupo ressaltou que a retomada da operação nessa unidade no Ceará reforça o atendimento dos clientes nas regiões Nordeste e Norte. “Diante de um mercado doméstico fortemente impactado pela entrada excessiva de aço importado, a Gerdau segue investindo em iniciativas que ampliem a competitividade e rentabilidade de suas operações”, frisou Johannpeter, conforme nota oficial divulgada.
Segundo a companhia, a Gerdau possui uma outra unidade de produção no Ceará, voltada para laminação no estado, no município de Caucaia. Neste caso, a planta vizinha utilizará o aço produzido em Maracanaú como matéria-prima para a fabricação de aços longos.





