da Agência iNFRA
Os segmentos de hidrogênio de baixa emissão de carbono e de bioenergia têm potencial de se destacarem na transição energética no Brasil. É o que assinala a nota técnica “Hidrogênio e Biomassa: Oportunidades para produção e uso de hidrogênio em sistemas de bioenergia”, apresentada nesta segunda-feira (23), pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
A nota técnica, segundo comunicado enviado pela EPE, evidencia a relação de fortalecimento mútuo entre esses dois segmentos, destacando arranjos e oportunidades de negócio que se ancorem nas sinergias identificadas para a descarbonização. A apresentação do documento foi feita por membros da equipe técnica da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE.
Na abertura do evento, o presidente da EPE, Thiago Prado, referiu-se à biomassa como fonte valiosa para a produção de hidrogênio, o qual, por sua vez, agregará valor aos processos da bioenergia. “A transição energética está avançando cada vez mais rápido e, nesse cenário, o hidrogênio de baixa emissão de carbono tem ganhado destaque nos planos de muito países para reduzir os gases de efeito estufa”, afirmou.
O lançamento da nota técnica contou com representantes do MME (Ministério de Minas e Energia), da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), da Abiogás (Associação Brasileira do Biogás e Biometano) e da ABH2 (Associação Brasileira de Hidrogênio). Confira a nota completa da EPE sobre o lançamento do documento aqui.