Impactos de investimentos em gasodutos no Sudeste serão detalhados em evento com transmissão da Agência iNFRA

da Agência iNFRA

Os impactos sociais e econômicos dos investimentos no setor de transporte de gás natural previstos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão detalhados em estudo que será apresentado em evento em Brasília nesta semana.

O trabalho “Impactos Socioeconômicos dos Investimentos em Transporte de Gás Natural: Uma Avaliação dos Projetos da NTS no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, dos professores Helder Queiroz e Marcelo Colomer, do Grupo de Economia de Energia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), avaliou como os projetos impactarão toda a região Sudeste do país. 

A apresentação do estudo será nesta quinta-feira (23), às 16h, em Brasília, e está sujeita à lotação. Os primeiros 40 interessados terão vagas garantidas no evento presencial; em caso de desistências, os demais inscritos serão chamados por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas neste link. O evento terá transmissão ao vivo no Canal da Agência iNFRA no YouTube, que pode ser acessado neste link.

Gasodutos do Sudeste
A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A) é uma empresa privada que transporta gás natural por meio de um sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil. A empresa opera mais de dois mil quilômetros de malha, com capacidade de transporte contratual de 158,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia. 

Os gasodutos da NTS ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito) e às plantas de processamento de gás. 

Por estarem na região de maior PIB e com maior industrialização do país, o sistema é essencial para o funcionamento da economia e ganhou destaque entre os investimentos do Novo PAC.  A expansão dos gasodutos também é prevista pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) no seu plano indicativo de gasodutos.

Mitigar gargalos
O estudo produzido por Queiroz e Colomer destaca a geração de emprego e renda, além de uma análise custo-benefício dos projetos de infraestrutura integrantes da carteira para o setor. Esses projetos visam mitigar importantes gargalos da rede integrada de gasodutos do Brasil, garantindo o abastecimento seguro de São Paulo e da região Sul.

Outra área importante a ser alcançada pela rede é a garantia do suprimento de gás natural ao Distrito Industrial do Açu, no Norte do Rio de Janeiro, onde estão sendo instaladas na região portuária diversos projetos de produção de energia e industriais para aproveitar a produção do Pré-Sal brasileiro.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos