da Agência iNFRA
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) lançou o Prêmio ONS de Qualidade na Operação. A proposta foi valorizar a atuação de transmissoras com bom desempenho operacional, estimular boas práticas e a melhoria permanente, bem como fomentar uma cultura de excelência e de responsabilidade operacional no período de 2024 e 2025.
“A busca pela excelência é uma prática contínua no ONS e por que não levar esta boa experiência para os agentes? Sabemos que os altos índices de eficiência podem refletir positivamente no desempenho do SIN (Sistema Interligado Nacional), então, vale investir numa iniciativa como esta. Ganha o Operador e ganha o agente. A iniciativa busca incentivar a alta qualidade da operação, promovendo uma performance cada vez melhor no suprimento de energia elétrica à sociedade”, afirma o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.
O prêmio terá as categorias “Corrente Alternada” e “Corrente Contínua” e, para se chegar aos vencedores, será utilizada uma metodologia que leva em consideração a disponibilidade operativa dos equipamentos apurada pelo ONS.
“Entendemos que o risco de exposição a falhas está diretamente relacionado tanto à quantidade quanto à natureza dos ativos. Por essa razão, estruturamos a premiação em duas categorias distintas de instalações: corrente contínua e corrente alternada. Será utilizada uma metodologia de fácil compreensão, acessível tanto a especialistas do setor quanto ao público em geral, o que nos transmite segurança em relação aos resultados obtidos”, reforça. A entrega do prêmio ocorrerá ainda neste ano em data a ser divulgada pelo operador.








