Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) vai entregar à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) até o fim desta sexta-feira (31) o plano emergencial de operação das usinas tipo 3 – aquelas conectadas diretamente à rede de distribuição, disse o diretor de operações do órgão, Christiano Vieira.
O tema vem sendo tratado entre os órgãos com o objetivo de ampliar o monitoramento dessa energia – que ainda não acontece – como já é feito para a geração centralizada. Neste caso, a operação deverá contar com o apoio das distribuidoras, explicou.
“A gente está trabalhando na coordenação dos recursos energéticos disponíveis, e o principal deles é a mini e micro geração distribuída. É a coordenação desses recursos por intermédio de uma operação junto aos centros de operação das distribuidoras, de modo a coordenar essa operação com a operação que a gente já faz dos recursos centralizados. Esse é um trabalho contínuo, que independe do que foi aprovado por meio da MP [1.304]”, disse Vieira a jornalistas na saída de um seminário na FGV (Fundação Getulio Vargas), no Rio de Janeiro.







