da Agência iNFRA
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) iniciou nesta quinta-feira (23) o recebimento de propostas para a etapa de RFP (Request for Proposal) da Plataforma Única, sistema que será responsável por automatizar e centralizar a liquidação dos EUST (Encargos de Uso do Sistema de Transmissão). Essa fase envolve as empresas que participaram da etapa anterior de RFI (Request for Information) e foram habilitadas conforme os critérios definidos pelo Operador.
A Plataforma Única faz parte de um projeto do ONS e tem como objetivo reunir em um só ambiente documentos de cobrança, notas fiscais e comprovantes de pagamento. A ferramenta também permitirá o acompanhamento integrado das informações financeiras dos agentes do setor elétrico.
Segundo o cronograma estabelecido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio do Despacho nº 2.801/2024, o projeto deve ser concluído até junho de 2027. A expectativa é que a solução reduza custos operacionais, aumente a transparência e melhore o controle de inadimplência e o intercâmbio de dados com os sistemas corporativos.








