07/01/2026 | 15h46

Pedágio eletrônico na BR-364 começa dia 12 após R$ 400 mi em obras

Foto: ANTT

da Agência iNFRA

A cobrança do pedágio eletrônico, o chamado free flow, na BR-364, em Rondônia, começa no dia 12 de janeiro, após a realização de mais de R$ 400 milhões em investimentos ao longo de 2025. A autorização para o início da operação foi dada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). As obras tiveram início em junho, dois meses antes da assinatura do contrato de concessão entre a Nova 364 e a agência reguladora.

A decisão da ANTT prevê isenção total de pedágio para motocicletas, motonetas, triciclos, ambulâncias e veículos oficiais. Motoristas de veículos leves que utilizarem TAGs terão descontos automáticos de 5% em todas as passagens, além de reduções progressivas que podem chegar a até 93% conforme a frequência de uso, dependendo do pórtico. Em trechos urbanos específicos, como entre Porto Velho e Candeias do Jamari, não haverá cobrança para o deslocamento diário local.

Segundo a concessionária, os investimentos já resultaram na criação de cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos, dos quais 93% foram preenchidos por trabalhadores da própria região.

No primeiro ano da concessão, a Nova 364 executou uma série de intervenções na rodovia. Foram aplicadas 47 mil toneladas de massa asfáltica para recuperação do pavimento, implantados 315 mil metros quadrados de sinalização horizontal, instaladas 55 mil tachas refletivas e 3.856 novas placas de trânsito. Também foram realizados serviços de drenagem em 1.340 pontos e implantados seis quilômetros de defensas metálicas em trechos considerados críticos.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!