da Agência iNFRA
A Petrobras e o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinaram um protocolo de intenções na última segunda-feira (25) com a finalidade de fortalecer as operações offshore em São Paulo. Também participam do convênio a agência InvestSP e a Brenc (Brazilian Energy Council).
De acordo com a Petrobras, a parceria buscará estabelecer diretrizes para cooperação institucional, técnica e operacional, a fim de fomentar ações coordenadas de infraestrutura, desenvolvimento de mão de obra, inovação, regulação e sustentabilidade no litoral paulista. O objetivo é fazer da região um dos mais importantes polos de operações offshore no Brasil.
A Petrobras, em seu Planejamento Estratégico 2050 e no Plano de Negócios 2025-2029, já prevê investimentos de US$ 77 bilhões para o desenvolvimento de projetos de produção e exploração, o que inclui as bacias no litoral paulista.
De acordo com o gerente-executivo de Projetos de Desenvolvimento da Produção da petroleira, Dimitrios Magalhães, o convênio firmado é o ponto de partida para ações que visam o “estudo de oportunidades abrangendo toda a logística, mão de obra, financiamento e ambiente regulatório necessários para o desenvolvimento das operações offshore”.
A assinatura do protocolo de intenções aconteceu durante a abertura do SP Offshore 2025, evento realizado em Santos (SP), no início da semana.