Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A Petrobras e a Vale assinaram contrato de fornecimento de diesel para operações da mineradora em Minas Gerais, informou nesta segunda-feira (5) a petroleira estatal.
O acordo envolve o suprimento de diesel S10 produzido pela Petrobras, com a adição da parcela obrigatória de biodiesel, além de oportunidades de negócios em baixo carbono. Por exemplo, a compra e venda do chamado Diesel R, coprocessado com parcela vegetal de 5% a 7%, e possíveis tratativas para o fornecimento de HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, em português), um diesel 100% produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais ou óleos de cozinha usados, tratados com hidrogênio em alta pressão.
“A parceria comercial com a Vale faz parte da estratégia da Petrobras de aproximação com os consumidores finais de seus produtos”, escreveu a Petrobras em nota.
Desde 2023, as duas empresas vêm colaborando em parcerias de negócios para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono. Em 2024, foi estabelecido acordo para cooperação, incluindo os testes de Diesel R5 (5% de conteúdo renovável, além dos 15% obrigatórios de biodiesel) e de bunker com 24% de parcela renovável.
No documento, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirma que estabelecer contato direto com grandes consumidores permite à companhia conhecer melhor as suas necessidades e ser mais assertiva na construção de soluções que gerem valor.
Vale
Na mesma nota, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, diz que a mineradora está “muito satisfeita” em fortalecer a parceria com a Petrobras. “Esse contrato consolida uma relação de confiança e cria espaço para explorarmos, juntos, soluções inovadoras que contribuam para tornar nossas operações cada vez mais eficientes e sustentáveis”, escreveu Pimenta.








