da Agência iNFRA
O navio-plataforma P-78 partiu de Singapura no último domingo (13) em direção ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, com expectativa de antecipar em cerca de duas semanas o início da produção de petróleo. A plataforma será a sétima unidade instalada no campo, onde já operam as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
Com a entrada da nova unidade, a capacidade instalada deve aumentar em 18%, chegando a cerca de 1,15 milhão de barris por dia, sendo que o primeiro óleo está previsto para dezembro deste ano. A unidade tem capacidade para produzir 180 mil barris de óleo e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
O FPSO P-78 deixou o estaleiro Benoi, da empresa Seatrium, com tripulação a bordo. Isso permite manter sistemas complexos operacionais durante o trajeto, além de continuar o comissionamento e o treinamento das equipes, fatores que reduzem o tempo entre a chegada à locação e o início da produção.
Durante visita à unidade no fim de junho, as diretoras de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, e de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi, da Petrobras, destacaram o cumprimento do cronograma e o avanço da companhia na condução de grandes projetos.