da Agência iNFRA
A APS (Autoridade Portuária de Santos) prorrogou por mais 90 dias o desconto nas tarifas cobradas de embarcações classificadas como “navios verdes”, isto é, aquelas que apresentam melhor desempenho ambiental segundo o ESI (Índice Ambiental de Navios), da Organização Marítima Internacional. O benefício, criado em 2023, pode reduzir em até 15% as cobranças sobre o uso da infraestrutura aquaviária.
A medida é parte da estratégia da APS para incentivar práticas de descarbonização no maior porto da América Latina. Segundo a estatal, desde a criação do programa os descontos já superam R$ 40 milhões, sendo R$ 16,8 milhões apenas em 2025. O valor corresponde à receita que a autoridade deixa de arrecadar para estimular o alinhamento dos operadores às exigências internacionais de redução de emissões.
O porto desenvolve uma série de ações voltadas à transição energética, incluindo um plano de descarbonização e um plano diretor energético, contratados em outubro com a Fundação Valenciaport, com entrega prevista em até 22 meses. A APS também mantém um projeto de eletrificação do cais, abastecido pela Usina Hidrelétrica de Itatinga, e discute a ampliação da geração para incluir hidrogênio verde.
O Porto de Santos responde por cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras e busca se posicionar como referência nacional na adaptação do setor aquaviário às metas climáticas globais.








