11/07/2025 | 21h47

Presidente do BNDES anuncia criação de certificadora de créditos de carbono

Foto: André Telles/BNDES

da Agência iNFRA

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, anunciou, na última quarta-feira (9), que o banco planeja criar uma certificadora de créditos de carbono no Brasil. O anúncio foi feito durante participação de Mercadante em seminário sobre transição energética e sustentabilidade, na sede do órgão, no Rio de Janeiro.

Para o presidente, o banco de fomento, como grande provedor de recursos estratégicos, tem que “disputar a certificação”. Mercadante também lembrou, no evento, outros dois instrumentos com os quais o BNDES estimula os investimentos sustentáveis – o Fundo Clima e a TR (Taxa Referencial), esta última voltada aos projetos de inovação.

Outra instituição financeira que tem o mesmo objetivo de criar uma certificadora nacional de carbono é o Banco do Brasil. Segundo a presidente do banco, Tarciana Medeiros, o órgão já iniciou os testes para atuar na intermediação financeira de créditos de carbono. Além de planejar a construção de uma certificadora, o banco também discute a criação de uma bolsa de créditos de carbono.

Tags: