da Agência iNFRA
Os principais projetos da Política Nacional de Ferrovias, as oportunidades de investimento e possíveis parcerias técnicas para fortalecer o setor foram tema de reunião, nesta segunda-feira (23), entre o Ministério dos Transportes e representantes da Delegação da União Europeia.
“O setor ferroviário é estratégico para o país. Estamos avançando na modernização do marco legal, inspirados em modelos internacionais como o das Short Lines, que conectam ferrovias principais e aumentam a eficiência operacional”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, responsável pela apresentação aos representantes da UE.
Na reunião, também foram apresentados os avanços do Plano Nacional de Logística (PNL) e os projetos dos corredores ferroviários Norte–Sul e Leste–Oeste, considerados estratégicos para o escoamento da produção nacional e a melhoria da competitividade.
O chefe de cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Robert Steinlechner, reforçou o interesse em aprofundar a parceria com o governo brasileiro. “Compartilhar experiências em concessões, revitalização de linhas e produção de equipamentos no Brasil será essencial. Estamos prontos para formar um grupo de trabalho bilateral para dar agilidade a essa cooperação”, assinalou.