da Agência iNFRA
A Reduc (Refinaria Duque de Caxias), no Rio de Janeiro, recebeu a certificação ISCC CORSIA para produção e comercialização de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) pela rota HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids). O selo atesta padrões internacionais de sustentabilidade e rastreabilidade para redução de emissões de gases de efeito estufa.
Com a certificação, a Reduc se torna a primeira refinaria do Brasil autorizada a produzir e vender SAF pela rota HEFA, reconhecida como uma das principais soluções para descarbonização do setor aéreo. Em nota, a Petrobras destacou que a antecipação da produção de SAF em relação à legislação vigente, usando a rota HEFA por coprocessamento, “é fundamental para o mercado de aviação, considerando as futuras exigências do setor”.
O processo foi concluído após a autorização concedida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em maio deste ano. O combustível pode substituir diretamente o querosene de aviação convencional, sem necessidade de ajustes em aeronaves ou infraestrutura.
A refinaria está autorizada a incorporar até 1,2% de matéria-prima renovável na produção e deve iniciar nos próximos meses a comercialização de até 50 mil m³ por mês (10 mil barris por dia). O teor de compostos renováveis atende à meta de reduzir em 1% as emissões de gases de efeito estufa na aviação doméstica até 2027.








