04/08/2025 | 20h19

Rios amazônicos estão até quatro metros acima de níveis registrados em 2024

Foto: ANA/Divulgação

da Agência iNFRA

O nível das águas dos rios amazônicos neste ano está até quatro metros superior aos detectados no início de agosto do ano passado, quando a estiagem afetou a navegabilidade de grandes cargas na região.

As informações constam no boletim interno de monitoramento da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor (Ministério de Portos e Aeroportos), utilizado para adotar com antecedência, caso necessário, medidas que viabilizem o transporte fluvial.

No caso do rio Solimões, onde o MPor já realizou em 2024 um contrato de dragagem inédito por cinco anos, a lâmina d’água está 409 centímetros acima do registrado no mesmo dia do ano passado em São Paulo de Olivença e 363 em Tabatinga, cidades situadas no Oeste do Amazonas, e 445 centímetros em Coari, na parte central do estado.

Já no rio Amazonas, também contemplado pelo contrato do MPor para dragagem por cinco anos, o ponto de monitoramento de Itacoatiara (na região leste do estado) indica 322 centímetros acima do registrado no mesmo dia do ano passado. Em Manaus (rio Negro), o nível está 339 centímetros acima do verificado em 2024.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!