da Agência iNFRA
As intenções de investimento das indústrias de materiais de construção cresceram 11 pontos percentuais em outubro, alcançando 55% das empresas do setor. O dado integra a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, divulgada nesta quinta-feira (6) pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). O levantamento também indica expectativa de recuperação do mercado interno em novembro, após desempenho moderado no mês anterior.
Em outubro, 5% das empresas classificaram as vendas como “muito boas”, 27% como “boas” e 50% como “regulares”. Em setembro, os percentuais haviam sido de 18%, 36% e 27%, respectivamente.
Para novembro, 86% das empresas esperam desempenho entre regular e bom, 41% projetam melhora, enquanto 45% preveem estabilidade.
Entre as que pretendem investir, 36% planejam modernizar a produção e 18% ampliar a capacidade. A utilização média da capacidade instalada permaneceu em 74%, mesmo nível de setembro. O prazo médio de financiamento caiu de 55 para 50 dias, sugerindo melhora nas condições de crédito.





