Geraldo Campos Jr., Marisa Wanzeller e Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
A engenheira eletricista Talita Porto será a nova presidente-executiva da Abrate (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica). Ela foi eleita em assembleia na tarde desta quinta-feira (8) e vai substituir o atual presidente da associação, Mario Miranda.
Atualmente, Talita comanda a diretoria Técnico-Regulatória da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e, segundo fontes, ainda passará por um processo de transição de cargo na associação.
A Absolar informou, em nota, que o processo de transição e saída de Talita da diretoria da associação será realizado ao longo dos próximos 60 dias “de forma planejada e tranquila […] assegurando continuidade e organização das agendas em curso”. Em nota, a Abrate diz que ela assumirá a presidência em fevereiro.
Talita também foi conselheira da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) por oito anos e tem passagens pela Axia Energia (ex-Eletrobras), EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e PSR Consultoria.
Quarentena
Até os últimos dias de 2025, o principal nome cotado para a sucessão de Miranda era o da diretora da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) Agnes Costa. No entanto, fontes afirmam que ela teria declinado do convite.
Agnes chegou a declarar suspeição em vários processos envolvendo transmissoras no fim do ano e consultou a Comissão de Ética Pública, ligada à Presidência da República, sobre eventuais conflitos de interesse. O colegiado entendeu que a diretora deveria cumprir quarentena de seis meses para assumir o cargo no setor privado.
*Reportagem atualizada às 7h13 de sexta-feira (9) para detalhamento de informações e inclusão de nota da Absolar.








