da Agência iNFRA
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na segunda-feira (22) provocaram apagões em diversos pontos da capital e do interior. De acordo com comunicado da Enel na manhã desta terça-feira (23), foi restabelecido o fornecimento de energia para 68% dos clientes afetados pelos temporais.
Na segunda pela manhã, por volta das 10h, 151 mil unidades consumidoras estavam sem energia. Pouco depois, às 10h50, um desligamento em uma subestação da transmissora Isa Energia Brasil ampliou o problema e chegou a afetar cerca de 900 mil clientes. O serviço foi normalizado em até uma hora, após a recuperação da carga, às 11h22. Cerca de 500 mil clientes permaneciam sem fornecimento de energia às 18h30, o que representa 6% da base da concessionária.
À tarde, novos episódios de ventos fortes – que chegaram a 98 km/h no Campo de Marte e 87 km/h no Aeroporto de Congonhas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências – causaram novos danos à rede elétrica. As zonas Norte, Oeste e Leste da área de concessão foram as mais atingidas.
Equipes técnicas da distribuidora identificaram quedas de árvores sobre linhas de alta tensão que abastecem as subestações Gato Preto e Jordanésia. A Defesa Civil mantém alerta de tempestade para a região, que segue sob instabilidade climática.
Segundo a Enel, equipes foram reforçadas e estão em campo para reparar trechos danificados e acelerar o restabelecimento da energia, principalmente nos locais onde houve queda de árvores e galhos sobre a fiação.





