da Agência iNFRA
O terminal de contêineres da Santos Brasil, no porto de Santos (SP), registrou 7.996 movimentos na operação de um único navio, o Maersk Santana, que chegou da Ásia no último dia 22 de junho. A operação portuária foi a maior já registrada pela companhia na escala de um único navio.
De acordo com a Santos Brasil, foi feita uma preparação logística estratégica para a operação, a fim de garantir a fluidez da movimentação. No início do mês, o terminal já havia batido um recorde, com 6.133 contêineres no dia 7 de junho, marca agora superada.
O Maersk Santana faz parte do serviço SEAS3, operado pela CMA CGM e Maersk. O serviço estreou em maio deste ano e já registrou três recordes. O Tecon Santos é o único ponto de parada deste serviço no Brasil.
Segundo Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, a operação correspondeu à movimentação, em uma única escala, de quase 14 mil TEUs (unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés). “Tudo indica que esta também pode ter sido a maior operação em escala única já registrada no país”, comentou.