da Agência iNFRA
Os últimos lotes da Ferrovia Transnordestina que ainda não estavam com obras contratadas tiveram ordem de serviço assinada nesta quinta-feira (11) e terão os trabalhos iniciados para os 97 quilômetros dos dois traçados que faltavam para a chegada ao Porto de Pecém (CE) – os lotes de Baturité e Aracoiaba. Com isso, a ferrovia agora conta com todas as obras contratadas.
A ordem de serviço foi assinada em cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), pelo ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional); pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas; pelo secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro; pelo CEO da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho; e pelo diretor do Grupo Agis Construção S.A., José Lima da Silva Júnior.
A construção da ferrovia é feita em duas fases. A primeira é constituída de 19 lotes, de Paes Landim (PI) até o Porto do Pecém (CE), com extensão total de 1.061 quilômetros e previsão de ser concluída até 2027. A Fase II corresponde a 151 quilômetros divididos em três lotes no Piauí e tem previsão de entrega para 2028, com reinício das obras programado para 2026.








