da Agência iNFRA
A Transpetro abriu nesta sexta-feira (7) a terceira licitação pública internacional para contratar quatro novos navios de médio porte, da classe MR1 (Medium Range), com capacidade para 40 mil toneladas. As embarcações serão usadas no transporte de petróleo e derivados ao longo da costa brasileira e fazem parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, que integra o Novo PAC e prevê a contratação de 16 embarcações até 2029.
O edital prevê a contratação em lote único, ou seja, todas as quatro embarcações serão fornecidas por um mesmo estaleiro. Podem participar empresas que atendam aos critérios técnicos e financeiros definidos. As propostas poderão ser apresentadas em até 90 dias, e o primeiro navio deve ser entregue cerca de 33 meses após a assinatura do contrato, segundo o cronograma.
De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a iniciativa marca mais um passo no cumprimento das metas estratégicas do Sistema Petrobras. “Com a contratação de todos os navios previstos no atual Plano de Negócios da holding, avançamos na ampliação da frota própria operada pela Transpetro e reforçamos nosso papel como indutores do desenvolvimento da indústria naval brasileira, disponibilizando oportunidades de encomendas perenes ao mercado”, destacou.
De acordo com a Transpetro, os novos navios seguirão padrões internacionais de sustentabilidade, com sistemas voltados à eficiência energética e à redução de emissões. Eles poderão operar com biocombustíveis como o etanol, estar preparados para portos eletrificados e devem alcançar economia de até 20% no consumo de combustível, além de reduzir em até 30% as emissões de gases de efeito estufa.








