08/12/2025 | 16h07  •  Atualização: 09/12/2025 | 08h06

Vale amplia frota de caminhões autônomos em Carajás

Foto: Gustavo Andrade/Vale

da Agência iNFRA

A Vale informou nesta segunda-feira (8) que assinou acordo para ampliar a frota de caminhões autônomos nas operações de minério de ferro na região de Carajás, no Pará. A parceria, firmada com as empresas Caterpillar e Sotreq, prevê a expansão gradual desse tipo de caminhão nos próximos cinco anos nas unidades de Serra Norte e Serra Sul, localizadas no Sistema Norte.

De acordo com a Vale, o Sistema Norte conta atualmente com 14 caminhões autônomos com capacidade para transportar até 320 toneladas. Com o novo acordo, a frota será ampliada para aproximadamente 90 caminhões autônomos até 2028 na região, incluindo o acréscimo de veículos de 400 toneladas.

A mineradora ressalta que, com o uso dos veículos autônomos na operação da mina, é possível elevar a eficiência operacional e os padrões de segurança e sustentabilidade. De acordo com a mineradora, essa tecnologia aumenta em até 15% o rendimento operacional e reduz em até 7,5% o consumo de combustível, o que contribui para diminuir as emissões de carbono.

A mineradora informou que, desde o início da implantação dos autônomos no Sistema Norte, em 2019, mais de 260 profissionais já foram capacitados para as novas funções criadas, o que envolve a interação com os sistemas digitais.

“A utilização de tecnologias de transporte autônomo nas nossas operações no Corredor Norte é uma estratégia fundamental para fortalecermos a cultura de excelência operacional, e prepararmos nossas equipes para liderarem os desafios de uma mineração cada vez mais eficiente, competitiva e sustentável”, afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de operações da Vale, em nota.

Em Serra Sul, os caminhões envolvidos no projeto irão conviver com outra tecnologia já usada pela Vale, o chamado “sistema truckless”. Trata-se de uma rede de transportadores de correias de longa distância usada para transportar o minério sem gasto de combustível e com redução significativa de emissões de carbono.

Frota atual
De acordo com a Vale, o programa de autônomos teve início em 2018, com a implantação de veículos da Caterpillar na mina de Brucutu, em Minas Gerais. Ainda de acordo com a companhia, atualmente, há mais de 70 equipamentos autônomos em operação na empresa no Brasil, incluindo caminhões, perfuratrizes e máquinas de pátio.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!