Bernardo Gonzaga, da Agência iNFRA
Em conferência com investidores, a mineradora brasileira informou que houve uma maior procura por minério de ferro de médio teor pelo mercado, e, por isso, concentrará seus esforços de fornecimento neste produto. Por outro lado, também informou que os preços do níquel ainda estão baixos no mercado e vê menos necessidade de produtividade do metal.
“Os preços de níquel estão muito baixos, então a gente vê menos necessidade de produtividade. Portanto, os prêmios por qualidade ainda estão muito baixos. O que os clientes estão buscando é minério de ferro de médio teor”, informou a companhia em conferência com investidores nesta sexta-feira (25).
Além disso, a companhia pretende lançar um produto de médio teor fora de Carajás (PA), com objetivo de aumentar a base de reserva da companhia e dar flexibilidade na operação. “É um movimento sensato em um momento em que o mercado não está pagando por prêmios altos”, informou a empresa a investidores, que também reforçou que o objetivo da companhia vai ser sempre maximizar valor através de margem unitária versus volume.
A companhia destacou ainda que essa mudança vai requerer um período de transição, mas não mencionou um tempo definido.
Guerra tarifária
O alto escalão da companhia também disse ao mercado que ainda é cedo para saber quais serão as consequências definitivas após as sanções de tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos. Entretanto, há a percepção de que o preço do minério em 2025 seja parecido com o que o mercado opera hoje.
“Por exemplo, se a China reagir ou colocar muito incentivo na economia doméstica, o que é bem provável, muito desse aço que está sendo exportado pode voltar para a China. Isso pode ser positivo, dado que o aço que é produzido na China é basicamente de ferro gusa. Então, os preços podem se reduzir porque tem a depreciação. É muito cedo para saber. Alguns câmbios depreciaram, mas agora estão voltando. A minha sensação, em geral, é que vamos ter um ano bem parecido, ou que os preços estarão estáveis nos mesmos níveis que estamos vendo no momento”, informou a companhia.