Rafael Bitencourt, da Agência iNFRA
A Vale espera recuperar ainda em 2025 o posto de maior produtora mundial de minério de ferro, afirmou o presidente da companhia nesta terça-feira (28) durante participação na Exposibram, em Salvador. A mineradora brasileira havia perdido a liderança nos últimos anos para australiana Rio Tinto.
“A Vale, no ano passado, a gente fez 328 milhões de toneladas de minério e a gente tem uma expectativa de chegar a 360 milhões de toneladas. Esse ano a gente já deve retomar a posição de maior mineradora de ferro do mundo, que é o que a gente vem trabalhando no sentido de retomar a nossa produção”, disse o executivo.
Pimenta ressaltou que, apesar do mercado observar sinais de redução de demanda, a Vale apoia sua estratégia na demanda por minério de ferro no “longo prazo” e em oportunidades relacionadas ao minério de alto teor, que é mais atrativo para clientes interessados em reduzir emissões no processo siderúrgico.
“Se a gente der um passo atrás e olhar a figura total do planeta, a gente ainda tem crescimento populacional, 2 bilhões de pessoas, transição energética, eletrificação, urbanização”, destacou o presidente da Vale. “São elementos que vão gerar demanda com o minério de ferro e que, portanto, a gente entende que esses ciclos vão seguir construtivos para a indústria do minério e a gente vai seguir bastante comprometidos principalmente com os minérios de mais alto teor, que são fundamentais para o processo de descarbonização de transição energética”, concluiu.







