da Agência iNFRA
A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) anunciou na última semana duas novas movimentações em sua diretoria colegiada. O procurador-geral da agência reguladora, Nazareno Marques Araújo, assumiu interinamente o cargo de diretor, com mandato temporário de 16 de janeiro a 14 de julho, ocupando vaga deixada pelo término do mandato de Filipe Sampaio Cunha. A convocação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) da última quinta-feira (16).
O superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos, Marco José Melo Neves, também foi convocado nesta semana, em publicação no DOU na segunda-feira passada (13). Neves exercerá a função até 11 de julho, em substituição ao mandato anterior de Nazareno, encerrado em 10 de janeiro.
Os dois integram a lista de substituição da diretoria colegiada, em vigência desde outubro de 2023, junto ao superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Marcelo Medeiros, que também está como diretor interino no momento.
Atualmente, a diretoria da ANA está ocupada por duas diretoras regulares, nomeadas pelo presidente da República e sabatinadas pelo Senado Federal, sendo a diretora-presidente, Verônica Sánchez, e a diretora Ana Carolina de Castro, ambas com mandatos até 2026. Com o fim do mandato de Filipe Sampaio Cunha na última quarta-feira (15), os outros três diretores da agência reguladora passaram a ser interinos.