Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A engenheira e atual presidente da transportadora de gás TBG, Angélica Laureano, será a nova diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, disseram fontes com conhecimento do assunto.
O nome já foi aprovado pelo Cope (Comitê de Pessoas) do Conselho de Administração da estatal e será ratificado em reunião do colegiado de 11 membros que acontece na tarde desta sexta-feira (11). Para assumir como diretora da Petrobras, ela terá de deixar a função de CEO da TBG.
Angélica substitui o interino Willian França, diretor de Processos Industriais e Produtos da estatal, que acumulou a diretoria após a saída de Mauricio Tolmasquim para o conselho da Eletrobras no fim de maio.
Experiência
Em função da formação e experiência em cargos de gestão, Angélica foi escolhida em detrimento de outros nomes cogitados para o cargo. Um deles foi o do cientista político e economista William Nozaki, atualmente gerente-executivo da diretoria de Transição e conselheiro da Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras. O nome de Nozaki teria encontrado dificuldades para avançar no crivo de governança da Petrobras, entre outras questões, pela falta do tempo mínimo de 36 meses em cargos de chefia superior.
Engenheira metalúrgica formada pela PUC-Rio com MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Coppead UFRJ, Angélica tem 44 anos de experiência profissional, dos quais 21 dedicados à gestão em áreas estratégicas da Petrobras, como Materiais, Abastecimento, Gás e Energia. Ela também foi por quatro anos conselheira de Administração da TBG (2012-2016), presidiu a Gaspetro (Petrobras Gás) entre fevereiro de 2015 e julho de 2017 e integrou o Conselho de Administração da GasBrasiliano S.A. por seis anos (2012-2018).
Maioria de mulheres
Com a chegada de Angélica, a diretoria da Petrobras passa a ser composta por uma maioria de mulheres, agora cinco de nove membros, aí incluída a presidente da companhia, Magda Chambriard. Além da representatividade de gênero, tema caro à Magda, Angélica tem larga experiência na frente de gás natural, uma das principais atribuições da diretoria.





