27/08/2025 | 18h38  •  Atualização: 28/08/2025 | 13h06

Diretora da ANEEL defende compensação a consumidores por apagões

Foto: Ministério de Minas e Energia

Geraldo Campos Jr., da Agência iNFRA 

A diretora Agnes Costa, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), disse nesta quarta-feira (27) que deve levar à diretoria da reguladora em setembro a proposta de conclusão da CP (Consulta Pública) 32/2024, que trata de regulação para aumento da resiliência das redes de distribuição e transmissão de energia. Relatora do tema, a diretora defendeu a criação de uma compensação a ser paga pelas distribuidoras aos consumidores pela demora no restabelecimento da energia. 

“Não dá para a gente ter ano após ano eventos climáticos extremos e o consumidor ficar ‘cadê a minha compensação por ter ficado desligado?’. Temos que dosar a compensação mais justa possível, é claro. Não vamos dar nenhum cavalo de pau nisso”, disse a diretora durante o evento “O Setor Elétrico Rumo à COP30”, realizado pela ISA Energia em Brasília.

Agnes afirmou ainda que a ideia é ter a regulamentação sendo aplicada na prática antes do próximo período chuvoso. Segundo ela, a tendência é que a linha geral da proposta seja mantida, apenas com algumas “modulações”.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!