04/09/2025 | 10h08  •  Atualização: 04/09/2025 | 10h09

ANEEL discute curtailment em reunião com setores elétrico e financeiro

Foto: ANEEL

da Agência iNFRA

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) reuniu-se, nesta quarta-feira (3), com representantes de associações do setor elétrico e bancos do setor financeiro para discutir acerca dos critérios regulatórios, operacionais e contábeis relacionados aos cortes de geração de energia – o chamado curtailment. O Ministério de Minas e Energia, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia) também participaram.

No encontro, a diretora Agnes Costa, que relata a Consulta Pública 45/2019, referente ao tema, lembrou que a etapa da discussão técnica está chegado ao fim e se referiu à reunião como “uma última oportunidade, principalmente para a ANEEL escutar vocês”. A consulta pública da ANEEL busca definir as regras para o ordenamento das manobras de curtailment.

“E acho que é importante para vocês também se escutarem”, completou Agnes, que apontou para a variedade de assuntos discutidos na consulta pública e a importância de o setor “mostrar, alinhar expectativas e refletir junto o que falta”. Dentre as associações do setor, estiveram presente Abeeólica, Absolar, ABGD, Abrage, Apine, Abrace, Abradee, Abiape, Abragel, AbraPCH, Abraget e Frente Nacional de Consumidores.

De acordo com nota da agência reguladora, os participantes concordaram com a necessidade de encarar o problema do curtailment em abordagens de curto e longo prazos, de forma conjuntural e estrutural. No entanto, o diretor Fernando Mosna observou que muitos dos temas levados à reunião não serão tratados pela Consulta Pública 45, como por exemplo a geração distribuída.

Em relação ao setor financeiro, a ANEEL se comprometeu a “aprofundar alternativas de curto prazo que podem reduzir dificuldades financeiras de agentes setoriais que preocupam as instituições financeiras que participaram do debate”. A reunião contou com a presença dos bancos BNDES, BNB, Bradesco, Itaú, Santander e BTG.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!