da Agência iNFRA
No primeiro semestre do ano, foram instalados 500 mil novos sistemas de energia solar no Brasil, segundo relatório da Solfácil, que faz um acompanhamento mensal do segmento, com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com isso, a geração própria chegou a 7% das unidades consumidoras.
No total, há 3,75 milhões de projetos em operação, 82% no consumo residencial. Os projetos com capacidade de 3 a 6 kilowatts-pico (kWp), que servem para o abastecimento de uma casa média, subiram 11 pontos percentuais de 2017 – quando representavam 35% – até 2025, com o alcance de 46%. Comércio e setor rural têm 8% cada, e indústria chega a apenas 1%.
O levantamento da Solfácil mostra que São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os estados que registraram o maior número de novas instalações de energia solar no país nos últimos 12 meses, com, respectivamente, 143 mil, 69 mil e 62 mil novos sistemas instalados. O Centro-Oeste é a região com mais projetos de geração distribuída, onde 9,5% das unidades consumidores fazem uso de energia solar, seguido pelo Sul, com 7,6%.





