da Agência iNFRA
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que as obras de reabilitação da ponte Ernesto Dornelles, conhecida como ponte do Rio das Antas, na BR-470/RS, já atingiram 15% de execução física. O investimento para a intervenção é de R$ 12,9 milhões, no âmbito do Proarte (Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas). A conclusão está prevista para o fim do primeiro semestre de 2026.
Entre os serviços concluídos estão a demolição da laje de concreto da faixa leste da ponte e a primeira de quatro etapas de concretagem da nova estrutura. Após a finalização desse lado, o tráfego será transferido para o novo pavimento, permitindo o início das obras na faixa oeste.
Também estão em andamento o reforço dos pilares e a inspeção da parte inferior do tabuleiro, realizada por meio de plataforma instalada sob a estrutura. O tráfego segue em meia pista, no sistema de comboio. Para reduzir riscos durante o período de cheias do Rio das Antas, as equipes iniciaram o reforço dos pilares de baixo para cima, garantindo segurança mesmo em caso de elevação do nível da água.
Nos próximos meses, estão previstas novas etapas, como a reconstrução dos elementos de proteção lateral, o reforço das vigas com fibra de carbono e a reabilitação dos pendurais — peças que conectam o tabuleiro da ponte aos arcos. Essa última intervenção é considerada uma das mais complexas da obra, por envolver envelopamento em concreto e a instalação de dispositivos tensionadores.





