Geraldo Campos Jr. e Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (24) que a retirada do maior lote do leilão de sistemas isolados, marcado para sexta-feira (26), não atrapalha a realização do certame. De acordo com ele, o Lote II deve ser licitado após a apresentação de estudo encomendado à EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
“Pode postergar por uns dias, até por um mês, para que a gente tenha segurança do preço do gás. É um estudo que está sendo feito pela EPE e nós mandamos refazer. O importante é que efetivamente faça com o menor custo para o consumidor brasileiro. Assim que a EPE terminar os estudos com segurança [faremos o leilão]”, disse Silveira a jornalistas durante a Liquid Gas Week, evento do setor de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que acontece esta semana no Rio de Janeiro.
Segundo fontes, o estudo sobre o suprimento de gás da EPE deve ficar pronto até o fim deste ano, fazendo com que o lote retirado seja licitado apenas no primeiro semestre do ano que vem. Dentro do governo, o entendimento é de que há garantia para o suprimento das localidades até 2030.





