da Agência iNFRA
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, durante reunião de diretoria desta sexta-feira (26), a emissão da outorga referente à concessão da rodovia BR‑040/495 (MG-RJ), cinco meses após o leilão. Em seu voto, o relator, diretor Felipe Queiroz, detalhou o trâmite necessário para que o processo chegasse à etapa atual.
Em junho, o resultado do leilão foi homologado e, em julho, o Consórcio Nova Estrada Real, vencedor do certame, formou a concessionária Elovias S.A. O consórcio é composto pelas empresas Construcap, Ohla e Copasa.
A rodovia atravessa os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com extensão total de 218,9 quilômetros, e o prazo da concessão é de 30 anos.
O trecho era administrado pela Concer, do grupo Triunfo, em um contrato cujo prazo havia se encerrado e que estava judicializado. Uma das principais obras do trecho, a Nova Subida da Serra, encontra-se paralisada há quase uma década.
A rota é um dos principais corredores logísticos do Brasil, responsável pelo escoamento de bens e serviços entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de fomentar o turismo em cidades como Petrópolis e Itaipava. A expectativa é de que os motoristas paguem a tarifa de pedágio por quilômetro rodado, mas o valor só poderá ser reajustado com a entrega das obras da Nova Subida da Serra, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
O investimento previsto é de R$ 8,84 bilhões. No leilão, o consórcio vencedor apresentou deságio de 14% sobre a Tarifa Básica de Pedágio.








